-
Arquitetos: Yeyé Estudio
- Área: 50 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Sergio Pradana
Descrição enviada pela equipe de projeto. O processo de projeto para a Casa Campari foi muito especial, um apartamento de 100 anos localizado em uma colônia histórica aos pés do Madrid Río. Apesar de ser uma casa pequena, escura e compartimentada, o cliente se apaixonou pela essência da casa, o vidro das portas, os azulejos da cozinha, por aqueles pequenos detalhes que marcam o caráter de um espaço.
No Yeyé tínhamos claro que a reforma deveria contar a história do apartamento, incorporando estes elementos para criar a casa dos sonhos. Uma casa que enquadrasse o estilo da pessoa que iria viver nela. Durante as demolições encontramos sob seus pisos vinílicos, um belo azulejo hidráulico original da construção de 1920, que pudemos recuperar graças à equipe da Mosaista. O resultado foi espetacular.
Plantas
A Casa Campari foi construída em 1930, com uma cozinha minúscula, um banheiro desconfortável, uma sala sem janelas, dois quartos e uma sala que era pequena demais para a proposta. No Yeyé, adaptamos a casa às necessidades do cliente. Uma casa super-compartimentada se transformou em uma ampla e cheia de luz.
O espaço é dividido em duas partes por uma divisória muito especial que separa a área de uso diurno, que é aberta e acolhedora, da área mais privada da noite, onde estão localizados o quarto, o banheiro e a cozinha.
Nesta parede divisória optamos pela cor, escolhendo um castanho profundo que contrasta com o vidro catedral que nos fala do passado do apartamento, e escolhemos uma madeira natural de carvalho para emoldurar cada um de seus elementos. A descoberta do piso hidráulico com mais de 100 anos de idade, confere ao espaço um caráter ainda mais especial.
Banheiro
O banheiro ficava no meio da casa, mas nós o deslocamos para a posição do dormitório para criar um espaço aberto e contínuo, além de delegá-lo à única posição da casa onde não há entrada de luz e ventilação natural.
A escolha dos materiais, como no resto da casa, é fundamental. Para o piso, escolhemos cimento polido para dar continuidade com o resto da casa. Escolhemos tesselas Hisbalit para as paredes, para criar um contraste com as bordas da parede que separa a casa. Carvalho para o gabinete do lababo, e um espetacular lavatório de quartzito verde iridescente. Posicionamos um espelho na parte de trás da porta para ampliar o espaço ao máximo. Na parte superior optamos pelo amarelo como no resto dos ambientes que estão deste lado da parede de madeira. Esta composição é única.
Cozinha
A parede bordô Casa Campari separa os ambientes úmidos e privados da área mais pública.
A cozinha é emoldurada em um recuo sem a necessidade de uma porta para dividir os espaços. Um acabamento em carvalho natural foi escolhido para todos os móveis com puxadores pretos.
Sem dúvida, o destaque desta fabulosa cozinha é a bancada de quartzito verde, que tem toques iridescentes que mudam com a luz. Muitas vezes usamos materiais complexos para criar projetos únicos e esquecemos que as pedras naturais podem nos dar um toque mágico inimaginável.
Dormitório
O quarto na Casa Campari tinha que combinar com o restante da casa. Seu piso original de azulejos hidráulicos dá um toque único ao espaço. Separado com aquela fabulosa parede divisória emoldurada com carvalho natural.
O teto separa a parte superior da sala com amarelo, que se torna vidro na divisória que, por sua vez, divide a área privada da sala de estar, criando um jogo de luzes espetacular na parte superior.